Atividade Encontro 4: Identificando os diferentes tipos de caminhada

caminata_atividadeATIVIDADE PARA O ENCONTRO 4: 16/11/2015
Identificando os diferentes tipos de caminhada

Esta atividade tem como objetivo sensibilizar os participantes para as inúmeras formas de expressão que uma caminhada, a parte mais importante do tango, pode trazer.

A idéia é que o participante , ao visualizar diferentes possibilidades encontre os pontos estudados em aula e também com o que mais se identifica. Veja as instruções abaixo:

  1. Pesquisar e assistir vídeos de dança dos seguintes artistas de tango:
    1. Osvaldo & Coca
    2. Noelia Hurtado & Carlitos Espinoza
    3. Sebastian Jimenez & Maria Ines Bogado
  2. Observar no bailar desses casais a caminhada durante sua dança
  3. Observar o quanto há de caminhada, a caminhada e a músicalidade, a caminhada no abraço e todos as instruções sobre os temas dados em aula.
  4. Escolher um dos vídeos observados, publicar o link nos comentários logo abaixo destas instruções. Além do link, o seu comentário deve conter uma observação descrevendo o critério de sua escolha. (Se sinta vontade para traçar seu comentário com poucas ou muitas palavras )
Anúncios

7 comentários sobre “Atividade Encontro 4: Identificando os diferentes tipos de caminhada

  1. Sebastian Jimenez & Maria Ines Bogado: Um casal que se conecta intimamente a partir dos rápidos movimentos e pibós com os quais percorrem um amplo espaço. Fica evidente nos abraços o sincronizado ritmo da sua respiração,

    Curtido por 1 pessoa

  2. Noelia Hurtado e Carlitos Espinoza –
    vídeo “Tango Element Baltimore 2013 – Noelia Hurtado & Carlitos Espinoza”
    Link: http://www.youtube.com/watch?v=1URgbp2z9p0

    No vídeo há a mescla de caminhadas (longas e curtas) que se alternam conforme o ritmo da música. Mas o vídeo se concentra na dama.
    O movimento desta – em função da música – é rápido com passos curtos. É possível observar a posição do tronco – torcido, já direcionado para o próximo movimento . A execução do pivot, no vídeo, é predominantemente da dama – o cavalheiro apenas a conduz (consegui identifiquei um pivot sendo executado por este, na maioria há apenas a caminhada em diversas direções, sempre apoiando a dama).

    A escolha deste vídeo se deve a gravação dos corpos do cavalheiro e da dama, não focando apenas as pernas – o que ajudou no estudo do movimento da dama em particular. A música foi outro fator, por possuir momentos onde o ritmo é mais acelerado em relação a outras partes, exige a mudança na execução dos mesmos movimentos (o passo para o lado em alguns instantes é curto, depois longo, etc…)

    Curtido por 1 pessoa

  3. Noelia hurtado/carlitos espinoza: Sao muito limpos na execucao dos passos, passos firmes. Porém dos tres casais escolhi sebastian jimenez y maria ines bogado, vejo neles uma parceria bacana, nao só a figura feminina chama a atencao, ele logra se expor com giros e pivotes bem interessantes e pouco comuns nos homens no tango. Com passos simples e cadencia divagar formam lindas coreografias.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá!
    Achei Osvaldo & Coca de uma delicadeza maravilhosa. É como um caminhar junto pela vida, com muito espaço celebrado para as “travessuras” do Osvaldo – uma figura com muita classe e picardia que existe apenas pela anuência elegante de Coca. Seus passos curtos se desenham em um movimento “horizontal”. Já Noelia Hurtado & Carlitos Espinoza, que esbanjam sensualidade, parecem marcar passos longos que oscilam para cima e para baixo, como ondas sinuosas. Por fim, encontrei em Sebastian Jimenez & Maria Ines Bogado quase um meio-termo. O que me chamou a atenção neste casal foi a sintonia dos passos, quase espelhados. Não consegui escolher apenas um casal, mas se pudesse pinçar um elemento de cada um ficaria com a malandragem do Osvaldo, o companheirismo dele com Coca, um toque de agressividade da Noelia e a leveza dos pivôs da Maria Ines.
    Devo ter viajado em tudo, mas estou me divertindo muito com essas experiências =p
    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s